FONTE:
FACCO, Thiago Cabral. SOUZA, Thaís Regina. Educação Matemática e Informática: o uso de softwares e propostas para o ensino de matemática. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização no ENsino de Matemática). Faculdades Integradas do Vale Do Ivaí, Siqueira Campos, 2011.
A proposta apresentada a seguir consiste numa análise, através
da simulação no GeoGebra, da mudança
de comportamento apresentada na função Seno quando seus parâmetros são alterados.
Este conteúdo, pouco encontrado em livros didáticos, pode contribuir
significativamente para o educando na compreensão do comportamento da função.
Os livros didáticos e até mesmo professores costumam expor esta
função na sua forma regular, como se em nossa vida cotidiana só encontrássemos
curvas senoides do tipo “f(x) = sin
x”. Entretanto é notório que isso não acontece, encontramos diversos exemplos
de construções, que apesar de apresentar uma curva senoide, não estão descritas
na forma apresentada anteriormente.
Utilizando o GeoGebra,
construímos primeiramente o gráfico da função f(x) = sin x, utilizando como base a circunferência trigonométrica de raio
igual a 1.
Inicialmente realiza-se a construção da circunferência com a
função “Circulo Dados Centro e Raio”. Após o traçado desta circunferência
determinamos um raio utilizando a função “Segmento Definido por Dois Pontos”,
tendo assim um segmento AB. Inserimos com a função “Novo Ponto”, um ponto auxiliar C,
fixado na coordenada (1,0) e usando a função “Ângulo” determinamos a medida do
ângulo central da circunferência, ângulo este formado por BÂC. Ao final
apresenta-se esta construção, conforme a figura 14.
Realizada esta construção, inserimos um novo ponto qualquer D
sobre o gráfico. Com um duplo clique sobre este ponto definimos a condição de
sua existência. Inicialmente sua condição de existência são as coordenadas
deste ponto, entretanto, vamos modificar a sua condição para que respeite os
valores da função seno na circunferência de raio unitário. Para isso na
abscissa inserimos o valor de “α” e na ordenada o valor corresponde a imagem,
ou seja, a função “f(α) = sin α”,
conforme demonstrado na figura abaixo
Com isto conforme ocorre a movimentação do ponto B na
circunferência, e consequentemente a modificação do valor do ângulo central, o
ponto D ira descrever a função Seno. Para que ocorra um traçado nesta movimentação
pode-se ativar a função “Habilitar Rastro” com um clique com o botão direito do
mouse sobre o ponto D. Concluídos
estes passos temos a construção do gráfico da função Seno.
Somente este processo de construção da função percebe-se que tem
maior dinamicidade quando comparado ao método tradicional onde seriam
necessário a construção de tabelas para determinação de pontos e assim por
diante.
Após a construção do gráfico pode-se propor ao aluno que realize
determinada simulações. Por exemplo, podem-se pedir novas construções a partir
de questões como esta “O que acontece com
o gráfico se mudarmos a função para “f(x) = ½ sin x”? E se a função for “f(x) =
4 sin x”? Construa o traçado destas novas funções.”
Para concluir, através de novos questionamentos, pode-se
requisitar ao aluno que faça uma interpretação sobre as mudanças no
comportamento da função. È possível que expressões como “Quando multiplicamos
por 4 ela ficou bem mais alta.”, ou ainda, “Ao dividir por 2 ela ficou mais
próxima do eixo das abscissas”. Através da simulação é possível compreender que,
neste caso, a inserção de um parâmetro, um valor qualquer altera o valor do
seno da função, resulta na alteração da amplitude da função.
Os alunos inicialmente podem não usar o termos adequados, como
por exemplo, a amplitude. Este pode ser um bom momento para se fazer uma
pesquisa, uma atividade investigativa, fazendo o próprio aluno ser essencial na
construção do conhecimento desenvolvido e tornando assim seu aprendizado muito
mais significativo do que apenas receber informações preestabelecidas de um
livro ou do próprio professor.
Realizada esta primeira etapa, através de um novo questionamento
pode-se elaborar a seguinte situação: “O
que acontece quando dividimos o valor α por 2? E quando o multiplicamos por 4?
Realize a construção do gráfico destas funções.”
Os
processos envolvidos para a realização destas atividades são os mesmos
utilizados anteriormente, entretanto agora temos que adicionar algum valor em α que irá alterar o comportamento da
função. Ao final, tem-se este resultado.
Novamente, através da simulação realizada, o aluno pode
compreender facilmente que a adição de um valor que altera o valor do ângulo α
da irá alterar comportamento da função referente a quantas vezes ela se repete
dentro de um mesmo intervalo. A este intervalo de da-se o nome de período da função.
Ainda é possível trabalhar, neste mesmo gráfico, outros dois
parâmetros que ao serem adicionados na função irão alterar o comportamento da
função deslocando-a no eixo das abscissas e das ordenadas.
Para deslocar a função no eixo da abscissa devemos adicionar
algum valor ao ângulo α. Para deslocar a função no eixo da ordenada adicionamos
algum valor a própria função. Exemplificando, respectivamente, pode-se ter as
seguintes funções: “f(x) = sin (x + 1)” e “f(x) = sin x + 1”. Apesar de muito
parecidas estas expressões determinam gráficos diferentes e estas questões
devem ser analisadas com os alunos. Abaixo a figura que corresponde aos seus
gráficos. Em verde há um deslocamento da abscissa e em laranja um deslocamento
nas ordenadas.
Para finalizar a realização desta atividade podemos solicitar ao
aluno que elabore uma expressão genérica que represente as alterações
realizadas. Mesmo que não contenha nessa expressão uma preocupação com uma
linguagem matemática extremamente correta.
A forma apresentada até o momento para o estudo dos parâmetros
na função seno pode ser utilizada também para as outras funções. Entende-se que
este encaminhamento metodológico adotado torna o processo de
ensino-aprendizagem mais rico do que a leitura de teorias expostas e livros e a
exposição por parte do professor. A análise decorrente tornou o aluno sujeito
fundamental da construção do seu conhecimento.
O GeoGebra ainda
possui muitas outras funcionalidades que podem ser exploradas pelo professor na
sua prática. A proposta apresentada é uma sugestão para a função Seno,
entretanto o software possui uma
grande capacidade de interagir com diversos conteúdos matemáticos, ficando
apenas a cargo dó professor explorar suas alternativas.
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