sexta-feira, 22 de março de 2013

CUIDADO COM O USO DE LIVROS DIDÁTICOS

Apesar de não estar diretamente ligado ao tema que visa tratar o Blog Educação Matemática e Tecnologias, para a primeira postagem resolvi trazer este exemplo para que todos os profissionais ligados a Matemática possam refletir sobre a questão dos livros didáticos e a sua escolha. 

Aqui vale uma ressalva: o livro hoje pode não ser considerado uma tecnologia de ponta, mas ainda assim não deixa de ser uma Tecnologia. O conceito de Tecnologia se transforma ao longo do tempo, por exemplo, os retroprojetores até pouco tempo atrás eram um dos recursos tecnológicos mais utilizados pelos professores, entretanto hoje não são mais considerados como uma "tecnologia" de ponta. 

Como professores é comum apoiarmos nosso trabalho em algum livro, até mesmo para facilitar nossos estudos e o desempenho de nossas funções. O processo pela escolha de uma obra ou outra deve ser muito criterioso pois este é um passo importantíssimo a ser dado durante a caminhada que culminará com a assimilação do conhecimento pelos alunos.

Abaixo coloco o exemplo de uma questão que estava num dos livros que possuo e que me causou muita estranheza. 


E aí qual a resposta correta? Apesar de existir uma resposta correta para a questão, caso meu aluno marque como resposta a alternativa "E" qual a postura devo adotar? Correto? Errado? De fato ele poderia não saber o que faria com que sua resposta, adotando uma postura literal, estivesse correta. 

Penso que temos que ter muito cuidado até mesmo para escolher as questões e problemas que colocamos para os alunos. Estes devem possibilitar uma compreensão clara e estimular a desenvolver os conteúdos. Do contrário podem acabar se tornando um "abacaxi" no processo de ensino aprendizagem.

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