quinta-feira, 28 de março de 2013

TECNOLOGIAS E ENSINO DE MATEMÁTICA: MAIS QUE UMA TENDENCIA UMA REALIDADE.


Como autor do Blog e também educador acredito que ao utilizar tecnologias nas aulas de matemática não é apenas uma maneira de propor uma nova metodologia, mas também inserir uma ferramenta que é de uso dos alunos. Nossos alunos mantém uma relação estreita com as mais diferente ferramentas tecnológicas, celulares, computadores, tablet's, etc. Todas estas podem ser valorizadas se utilizarmos elas através de um aspecto educacional e sem "preconceitos". E você o que pensa a respeito do uso de Tecnologias nas aulas?

sábado, 23 de março de 2013

O GEOGEBRA COMO BASE NA ANÁLISE DE PARAMÊTROS NA FUNÇÃO SENO


FONTE:
FACCO, Thiago Cabral. SOUZA, Thaís Regina. Educação Matemática e Informática: o uso de softwares e propostas para o ensino de matemática. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização no ENsino de Matemática). Faculdades Integradas do Vale Do Ivaí, Siqueira Campos, 2011.


A proposta apresentada a seguir consiste numa análise, através da simulação no GeoGebra, da mudança de comportamento apresentada na função Seno quando seus parâmetros são alterados. Este conteúdo, pouco encontrado em livros didáticos, pode contribuir significativamente para o educando na compreensão do comportamento da função.

sexta-feira, 22 de março de 2013

CUIDADO COM O USO DE LIVROS DIDÁTICOS

Apesar de não estar diretamente ligado ao tema que visa tratar o Blog Educação Matemática e Tecnologias, para a primeira postagem resolvi trazer este exemplo para que todos os profissionais ligados a Matemática possam refletir sobre a questão dos livros didáticos e a sua escolha. 

Aqui vale uma ressalva: o livro hoje pode não ser considerado uma tecnologia de ponta, mas ainda assim não deixa de ser uma Tecnologia. O conceito de Tecnologia se transforma ao longo do tempo, por exemplo, os retroprojetores até pouco tempo atrás eram um dos recursos tecnológicos mais utilizados pelos professores, entretanto hoje não são mais considerados como uma "tecnologia" de ponta. 

Como professores é comum apoiarmos nosso trabalho em algum livro, até mesmo para facilitar nossos estudos e o desempenho de nossas funções. O processo pela escolha de uma obra ou outra deve ser muito criterioso pois este é um passo importantíssimo a ser dado durante a caminhada que culminará com a assimilação do conhecimento pelos alunos.

Abaixo coloco o exemplo de uma questão que estava num dos livros que possuo e que me causou muita estranheza. 


E aí qual a resposta correta? Apesar de existir uma resposta correta para a questão, caso meu aluno marque como resposta a alternativa "E" qual a postura devo adotar? Correto? Errado? De fato ele poderia não saber o que faria com que sua resposta, adotando uma postura literal, estivesse correta. 

Penso que temos que ter muito cuidado até mesmo para escolher as questões e problemas que colocamos para os alunos. Estes devem possibilitar uma compreensão clara e estimular a desenvolver os conteúdos. Do contrário podem acabar se tornando um "abacaxi" no processo de ensino aprendizagem.